sexta-feira, 8 de junho de 2012

Como instalar aplicativos não compatíveis num smartphone ou tablet Android


Escrito por em sexta-feira, 8 de junho de 2012 às

Aplicativos imcompatíveisOutro dia eu estava lendo um posto do Rodrigo Toledo sobre o problema com os smartphones (e tablets) Android de baixo custo, e concordo com praticamente tudo o que ele diz no texto. Principalmente pelo fato de muitos desses aparelhos não serem compatíveis com muitos aplicativos e jogos carimbados disponíveis no Google Play e outras lojas de aplicativos como o GetJar, por exemplo. Há pouco tempo experimentei um tablet de baixo custo e vi o quanto esse problema é sério.

No último Dia da Criança meu sobrinho ganhou um tablet Android barato, o Coby Kyros MID7015. Como ele tem apenas 6 anos o presente seria bem interessante, afinal ainda é cedo para o garoto ter em mãos um dispositivo mais poderoso como um Galaxy Tab ou um Motorola Xoom. O tablet foi comprado online e custou apenas 350 reais, o que é um bom preço. No entanto, tão logo colocou as mãos no computador percebi que ele tinha muitas limitações. A principal era que ele não vinha com acesso ao Android Market (hoje, Google Play).


Felizmente a internet é uma aliada muito boa nessas horas. E, comum pouco de pesquisa, não tive problemas em descobrir como instalar o Android Market no aparelho. Tudo correu bem e em pouco tempo o tablet Coby estava com a loja instalada e configurada para o dispositivo. Masaí surgiu outro problema. Com sérias limitações de hardware e rodando o Android 2.1, descobri que a maioria dos aplicativos e jogos disponíveis no Google Play não são compatíveis com ele incluindo um dos jogos mais populares do mundo: Angry Birds.

E, agora, o que fazer? Como fazer para instalar aplicativos e jogos se o Google Play diz que ele não é compatível como o tablet? Mais uma vez apelei para a internet e descobri que existe uma saída. Para instalar um jogo não compatível o jeito é partir para a instalação manual, fora das lojas de aplicativos. Não vou entrar em detalhes técnicos, já que isso depende muito do modelo do dispositivo e da versão do sistema operacional. O fato é que é possível rodar esse aplicativos e jogos incompatíveis seguindo algumas dicas.

Em primeiro lugar é preciso habilitar as fontes externas de aplicativos. Depois o usuário deve baixar um gerenciador de arquivos de sua preferência e habilitar a depuração USB no dispositivo Android. A transferência do aplicativo desejado deve ser feito através de um computador e da porta USB conforme explicado aqui. Antes, porém, é preciso encontrar na internet o arquivo APK correspondente do jogo ou aplicativo e baixá-lo para o seu PC. Um bom lugar para encontrar os arquivos é o site de compartilhamento 4Shared.

Atualização

Outra alternativa para instalar aplicativos e apps incompatíveis no Android é usando o Market Helper.

9 comentários:

Postar um comentário