23/02/2013

Os melhores aplicativos Android para usar na escola

Por: Maximiliano da Rosa Às: 12:23 Em: ,  1 comentário

O Carnaval passou, as férias acabaram e agora milhões de jovens estão de volta às aulas no Ensino Fundamental, Ensino Médio e Faculdade. A popularização dos celulares e tablets Android abre novas possibilidades para os estudantes não importa a idade. Usar o aparelho como aliado nos estudos tem muitas vantagens. Com os aplicativos certos os alunos podem se tornar mais produtivos e dar uma mãozinha na para passar de ano. Com esse objetivo fizemos uma seleção de aplicativos Android para usar na escola. Todos os apps são gratuitos e podem ser encontrados no Google Play.


Dicionário Língua PortuguesaDicionário Língua Portuguesa

O Dicionário Língua Portuguesa é um aplicativo essencial para alunos do Ensino Fundamental e Médio que precisam aumentar seu vocabulário. Ele tem mais de 900 mil palavras que podem ser consultadas dentro do app e dá acesso aos significado de vocábulos com ou sem o Acordo Ortográfico.


Kindle androidKindle

O aplicativo da Amazon também é essencial para estudantes. Ele permite a compra e o download de livros. Sua maior vantagem é o de facilitar o acesso as livros digitais. Em vez de carregar uma montanha de livros para escola basta levar o tablet Android. O legal é que a biblioteca fica salva na nuvem e é possível acessar os seus livros em qualquer dispositivo que tenha suporte ao Kindle.



Kingsoft Office AndroidKingsoft Office

Nós já falamos deste aplicativo aqui no blog, mas não custa dar a dica novamente. Trata-se de uma suíte de aplicativos de escritório que substitui o Office (Word, Excel e PowerPoint) ou o BrOffice sem problemas no Android. Essencial para abrir, visualizar e editar documentos no tablet (há suporte a 23 tipos de arquivo como  DOC/DOCX/TXT/XLS/XLSX/PPT/PPTX/PDF). Uma de suas vantagens é que ele possui versão em Português do Brasil e Portugual., é gratuito, além de ter integração com serviços de armazenamento na  nuvem como Dropbox e Box.net.


EvernoteEvernote

Todo estudante precisa de um bom aplicativo para fazer anotações. Nesse caso o Evernote é o pai de todos os aplicativos do gênero. Ele permite criar notas com texto, imagens e som. Uma de suas maiores vantagens é o de poder compartilhar as notas em outros dispositivos. E também é grátis.



Wikipédia MóvelWikipédia

A Wikipédia se denomina a enciclopédia livre. É uma das maiores fontes de informação da internet. Ela é útil para quem precisa fazer um trabalho escolar para a consulta de qualquer tipo de dado sobre história, geografia, biologia, etc. No entanto é preciso cuidado ao pesquisar, pois muitas vezes o site tem informações equivocadas e imprecisas. Em último caso é sempre bom checar informações coletadas num livro especializado.


BabbelAprenda inglês com Babbel.com

Estudar inglês no smartphone ou tablet Android nunca foi tão fácil. Ainda mais com a ajuda de aplicativos como o Babbel, que se proclama uma das maiores comunidades para aprendizagem de idiomas no mundo. O aplicativo é gratuito e pode servir como um ótimo complemento para os estudantes de inglês. O app possui vocabulário de 3 mil palavras, sistema de reconhecimento de voz, revisão inteligente e modo offline. Além de inglês é possível aprender vários outros idiomas com o aplicativo como espanhol, francês, italiano, alemão e sueco, entre outros.

Tabela Periódica Socrática

Um aplicativo essencial para usar nas aulas de Química. O único inconveniente é o fato dela estar em inglês.

Buscapé MobileBuscapé Mobile

Muita gente pode estranhar a presença desse aplicativo nesta seleção. Mas calma que eu explico. O aplicativo do site comparador de preços pode ser útil talvez não para os estudantes, mas sim para os seus pais. Principalmente para quem ainda está pesquisando para comprar o material escolar. Com a ajuda do leitor de código de barras é possível consultar preços de livros, por exemplo, antes de comprar para saber se está pagando o menor preço.
Basic4Brasil

1 comentários:

  1. Pessoal achei as indicações ótimas. Mas três dos citados eu teria apliativos alternativos! Dolphin e-book no lugar do Kindle, Wordpress para Android no lugar do Evernote e Google doc no lugar do Kingsoft office (eu sei que o google doc está nas nuvens.

    Os motivos dessas substituições podem ser vistos, se desejarem, aqui: http://psfl.in/ha

    abs

    ResponderExcluir

© 2013 Site do Android. All rights resevered.